Paintball

Definição

Paintball (do inglês: paint = tinta + ball = bola) é um esporte de combate, individual ou em equipes, no qual os jogadores utilizam uma arma denominada marcador que utiliza gás sob pressão (ar comprimido ou CO2) para disparar bolas gelatinosas recheadas de tinta colorida (atóxica, lavável e biodegradável) tendo como objetivo acertar o adversário, marcando-o com a tinta.

História

Quem leva a fama de criador do paintball é o americano Bob Gurnsey, mas, na verdade, ele simplesmente oficializou o esporte. O paintball tem uma pré-história, protagonizada por madeireiros americanos e canadenses que usavam bolinhas de tinta para marcar as árvores que deveriam ser derrubadas. É bem provável que os próprios madeireiros já brincassem de atirar bolinhas, mas os primeiros a pensar nas armas de tinta como esporte foram os amigos Bob Gurnsey, Charles Gaines e Hayes Noel.

No dia 27 de junho de 1981, os três se juntaram a outros nove amigos e realizaram o primeiro jogo oficial em uma cidadezinha no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos. O curioso desse jogo de estréia é que a regra era "cada um por si", ou seja, o vencedor era quem terminasse o jogo sem tinta na roupa.

Existem três modalidades de jogos. São elas:

Speed:

“Velocidade e mobilidade! A força do grupo e das ações individuais combinadas com equipamentos de ponta fazem desta modalidade um jogo de pura adrenalina”.

Com competições nacionais e internacionais nas quais se utilizam modernos marcadores eletrônicos que chegam a disparar 40 bolas por segundo, essa modalidade requer mais recursos, treinos e dedicação, o que torna a sua popularização um pouco mais lenta.

Cenário:

“Marcadores customizados ou não, ações táticas ou pura diversão. Ambiente de jogo urbano e florestas”.

Com jogos indoor (campos fechados) ou outdoor (matas e áreas desativadas) é a modalidade mais popular e o que mais cresce em todo o país. Com regras básicas e de fácil compreensão, é jogado na maioria das vezes sem limite de bolinhas ou abastecimento. A simplicidade e facilidade para se jogar são os grandes atrativos desta modalidade.

MILSIM:

“Simulação de jogos de guerra ou ação militar urbana. Objetivos e regras definem o ambiente desta modalidade tática”.

MilSim ou Mil-Sim é uma abreviação de Military Simulation e refere-se as simulações militares realizadas por civis com fins de entretenimento. Além da utilização de marcadores customizados e regras específicas, esta modalidade requer uma organização mais abrangente devido a grande quantidade de detalhes na elaboração dos enredos dos jogos, muitas vezes baseados ou inspirados em eventos históricos, políticos, cinematográficos ou do cotidiano.

Mídia

Mais nesta categoria: « Corrida Trekking »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.




Belo Horizonte

"A capital do esporte de aventura".

                      

Facebook        Instagram